Você sabia que Pernambuco já foi um país? Um Nordeste livre há 200 anos

Centro de Revolução de 1817, Pernambuco se declara um verdadeiro país há aproximadamente dois séculos e conseguiu formar uma grande nação com metade do Nordeste. Infelizmente  tudo isso durou pouco tempo, e caiu no esquecimento dos Pernambucanos. Acompanhe: 

Várias missas realizadas acompanhadas de cachaça e hóstias elaboradas com mandiocas, totalmente diferente do vinho e do trigo português. Tempo de bairrismo local voando alto, tanto que, em 1817 o estado acabou virando um país. Republica, com mais de 70 anos mais jovem que a brasileira, livre do Reino unido do Brasil e também de Portugal. A ousadia foi a causa de uma grande revolução. No decorrer de 75 dias, quatro estados nordestinos e grande parte da Bahia conseguiram virar uma nação: PERNAMBUCO.
Por isso, esse sentimento de patriotismo. "Patriota" acabou virando um tipo de título, que as pessoas se orgulham.

Essa revolução que permitiu a revolução aconteceu em 6 de março de 1817. Sete anos de "explodir", já existia uma ideia entre os pernambucanos tentando governar os portugueses.

Depois da morte, o capitão José Barros de Lima, também conhecido como Leão Coroado, dominou o quartel e deu abertura à revolução. O governador de Pernambuco Caetano Montenegro, que tinha a nacionalidade Portuguesa, se reservou no Forte de Brum, mas depois resolveu se render no mesmo dia, sendo expulso do estado.


Veja os passos da Revolução de 1817








Com essa constituição a nobreza ficaria distante de tantas regalias. É o que acabou chamando mais atenção do professor de História da UFPE Marcos Carvalho. 


Depois do fim  da revolução, quando realmente esse movimento foi reprimido e a República acabou sendo desfeita, aconteceu algo muito curioso para Carvalho, a respeito de toda história do Brasil enquanto ainda era uma colônia: Foi a primeira vez que padres seriam executados. 

Território

O território pernambucano acabou mudando muito com o fim da revolução, no ano de 1817, mas essa não foi a primeira vez que isso aconteceu: Observe como os mapas de Pernambuco se transformou conforme o tempo foi passando.


Escravos nunca foram libertados 
Com a anulação da escravatura, Pernambuco acabou perdendo a chance de ter um grande exército. Assim que as tropas Portuguesas chegaram, por volta de dois meses depois da revolução, se deparou com poucos contingentes militares. 

Muito interessante não é mesmo? Poucos conheciam essa história! 











Postar um comentário